terça-feira, 29 de maio de 2012

Demorei,  mas voltei! Sabe... passei por alguns desafios que me tiraram de órbita por algum tempo. Trabalho muito comigo para internalizar no meu dia a dia que tudo nesta vida existe para nos levar a evolução... mas confesso que tem hora que é duro colocar este ensinamento em prática e dói...dói... dá revolta...cresce uma mistura de sentimentos...ufa! Muito confuso e até difícil!  Pior ainda quando estes acontecimentos, mexem na sua vida pessoal, afetiva e profissional transformando-a em um turbilhão.
Passou...mas ainda dói um pouco... mágoas passam e sei que esta também vai passar e deixar um enorme fortalecimento em meu ser.
Cada dia mais amadurece em mim a certeza de que profissão de educador em nosso país não é só desvalorizada porque o governo não tem interesse em educar verdadeiramente o povo, em politizar a nação, mas principalmente por que não sabemos lidar com o educador profissional. Vemos ainda o educador continuidade do lar, o cuidador de crianças... aquele que escolheu a profissão para dar continuidade ao lar...
Enquanto pensarmos pequeno assim, seremos o que somos, viveremos o que vivemos. Somos profissionais como qualquer outro e com um detalhe enorme de que qualquer outro para ser um profissional tem que passar pelo nosso caminho, seja ele presencial ou virtual. Que venham todas as tecnologias, mas somos sim insubstituíveis.
Afinal, quem educará o verdadeiro ser humano para criar / produzir / trazer a tecnologia?
            Temos que nos fazer referência para qualquer profissão. Temos que acreditar na nossa importância, porque na capacidade acreditamos, ou então não estaríamos dentro de salas de aula, fazendo acontecer o improvável, o mágico... Educar para saber interpretar a vida, para saber se comportar diante dos desafios, educar para ser .
            Depois de tudo que já vivi nas salas de aula, nas instituições que trabalhei, hoje tenho uma certeza...Cada dia mais vou acreditar em mim, cada dia mais vou colher os frutos do meu trabalho, vou exigir respeito pela minha escolha de educar o mundo. Nenhuma instituição que não saiba verdadeiramente identificar e conduzir com maestria a minha real importância como educador,
 poderá ter o prazer de me ter em seu corpo docente. Sei que será difícil pois, a maioria ainda não evoluiu o bastante para isso, mas se acredito eu posso...eu consigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário