quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A turminha

Neste ano fui agraciada com uma turma que vai exigir muita firmeza mesclada com carinho e atenção. Tenho alunos bem diversificados, desde os tímidos ao extremo aos falantes como papagaios, mas são todos muito fofos.
Iniciei um trabalho que visa à percepção do outro enquanto ser diferente do padrão que a sociedade exige. Para tanto venho utilizando-me do Livro - O livro das diferenças da Marcela Catunda ed. Caleidoscópio - Nossa primeira história foi da joaninha de bolinhas quadradas. As crianças amaram! Deixei o registro com desenho livre e surgiu cada joaninha mais fofa que a outra.
Na sexta feira vamos trabalhar a história da girafinha de pescoço curto e o registro será de forma diferente. Vou medir cada aluno com um barbante e convidá-los a enrolar o barbante como a casinha do caracol. Ao final eles perceberão que cada um  terá uma "casinha de caracol" diferente do outro... Teremos a história da onça florida, do tamanduá que adora formigas, etc. E assim vou continuar o trabalha até o final do livro e catalogar cada um. Acredito que ao final algo de diferente estará dentro de cada um e a turminha estará mais amadurecida.
Hoje foi muito interessante... Conversamos sobre o amor de Deus e as coisas criadas por Ele para cada um de nós: os rios, o oceano, a lua, a terra, o dia, a noite, o ar, as plantas... enfim tudo que temos. Solicitei a eles que utilizassem  quatro pauzinhos de picolé e fizessem um registro que representassem os presentes  de Deus para nós seres humanos. Foi incrível, cada criação de arrepiar... Profunda! Autentica! Viva!...
A criança é a essência de tudo.
Beijocas a todos

Um comentário:

  1. Você é muito especial prima e esse seu relato só alimenta a minha chama interior que acredita realmente no papel do professor como alguém que tem uma missão que vai muuuuito além de simplesmente depositar nessas alminhas queridas (sejam adultos ou crianças) conhecimento. Estamos ali para tocar, trocar "sabedoria" e aprendermos juntos. Não é mesmo?! Obrigada pelas suas palavras. Vou dormir mais leve e feliz. Beijinho da prima que te admira muito.

    ResponderExcluir