segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Saudosas lembranças...


Olá para todos que me seguem e também para aqueles que fazem visitinhas especiais. A semana passada foi muito tumultuada e assim fiquei longe de vocês.
Há 9 meses, desencarnou uma pessoa maravilhosa, que trouxe para minha infância muita alegria e contribuiu magnificamente para minha evolução. Tia querida, Lêda Maria, não tinha filhos e fez de nós, seus sobrinhos (Carla, Lilian, Wellingtom, Maureen e Fabíola) seus filhos queridos. Nos mimou o quanto pode.
Já mais velha, conquistou sua carteira de habilitação, e eu rueira de nascença era sua companheira de feiras, shoppings, sorveterias... Até de “quase” assaltos na praça da estação... kkkkk. Hoje eu rio, mas na época deu para bambear as pernas.
No Natal, casa farta de presentes, comida, bebida e alegria. Era a casa que tinha vários Papais Noéis de chocolate Garoto, sobre o bifê, tudo para nós... Que delícia! Lembro que eu ficava ansiosa, pois sabia que lá teria Papai Noel de chocolate e bala Erlan de chocolate (a preferida da vovó Olga)...  Papai Noel naquela época era o meu pai querido. Era um momento mágico, pois tinha meu primo Wellingtom que era mais novo e ele encantava-se com a magia do Papai Noel... (as outras primas moravam e moram até hoje em Brasília, e nem sempre estavam por aqui)... Lembranças doces daquele lar fraterno, daquela família especial.
Doces lembranças que enchem de vida, a alma.
Tudo isso veio a tona no penúltimo sábado dia 19, quando tive que desmontar a casa para entregá-la ao comprador. Confesso que o peito apertou, e o coração chorou. Vi-me no desespero. Meu companheiro Marcelo, ao meu lado sofreu comigo. Naquele momento queria sair correndo e deixar tudo lá. Mas meu anjo da guarda, como sempre forte e protetor, guiou-me as emoções. Liguei para uma prima querida, daquelas que pode estar caindo o mundo que ela sai para te salvar – Liliana – Lembro ainda da frase do Marcelo: - Você tem certeza que vai ligar para ela? Pense bem, se você ligar ela vem. E eu respondi... - Eu sei e é por isso que eu vou ligar. Liguei e lógico ela veio de Santa Luzia me salvar, lá no bairro Pompéia aqui em BH.
Foram momentos de angustia, mas também mágicos. A Liliana além de muito acolhedora é bisbilhoteira e apaixonada por quinquilharia...kkkk. Ela descobriu cada coisa na casa da tia que por mim passaria batido. Secador de cabelo da década de 50, Vídeo cassete, som, rádio... tudo funcionado como novo. Quando ela descobriu o som da sala funcionando foi fantástico, dançamos Jane e Herond, bossa nova... tudo na rotação 48.
No barracão da casa deu até “medo”. Era muita quinquilharia.  Perguntei-me: - Por que juntamos tanta quinquilharia pela vida a fora? Vale refletir...
E os tios tinham o feliz hábito de só comprarem coisas de excelente qualidade. Tudo que achávamos funcionava perfeitamente... Máquinas de moer carne manual, máquina de moer carne elétrica, liquidificadores de décadas passadas... E o carrinho do Mickey... ai eu vi o tio brincando com ele na varanda. E a piorra? Trouxe para casa e a caçula achou um barato.
Enfim depois de 6 horas e meia de muito trabalho, conseguimos desmontar a maior parte.
No Domingo 17 fui acometida de uma grande dor, foi como se alguém tivesse me dado um murro na “boca” do estomago. Meu primo passou por dissabores que atingiu toda família e lá estava eu de novo esvaziando a casa sozinha e agora era tudo ou nada. Já estava vendido, tinha que entregar, e ele que finalizaria tudo, ficou impossibilitado.  Depois desse dia foram ainda muitas idas e vindas até lá. Cada vez descobria mais alguma coisa. E daí o maridão junto novamente, a mamãe e todos os anjos guardiões.
Distribuímos muitas coisas entre a família e doamos aos conhecidos e ao Núcleo Caminho para Jesus. O objetivo não era só esvaziar a casa e sim aproveitar de forma útil o que fosse possível. Este trabalho só finalizou no dia 26 quando meu primo, já desimpedido (Graças a Deus) ligou pedindo para fosse com ele dar o ok na casa e entregar as chaves ao comprador.
A semana foi pesada, dolorida... mas confesso trouxe ricas recordações que a vida jamais apaga que carregamos na alma até depois do suposto fim.
Obrigada tia Leda e Tio Tonho por existirem em nossa vida nesta vida.

Um comentário:

  1. (emocionada)Prima... o que dizer diante de suas palavras?! Sem dúvida somos uma família de guerreiros. Tia Mana, minha mãe, Tio Paulo, Tia Lêda & Cunha... além de nos deixarem exemplos de amor, força e generosidade...mais uma vez, de onde estão, nos ensinam a força da união...mesmo estando cada um nós aonde estamos. Infelizmente não pude estar junto com vc fisicamente pra dar força e apoio durante esses momentos que com certeza não foram fáceis, mas que também foram únicos. Você pode ter a felicidade de se "despedir" e relembrar de momentos que vivemos juntos e que não voltarão mais. Nesse sábado último tive a alegria de ter notícias da mamãe e da tia Lêda. Graças ao nosso bom Deus são as melhores e fiquei muitíiiissimo emocionada. Realmente somos todos muito abençoados prima!
    Agradeço de coração a vc, Wellington, tia Mara, Marcelo, Liliana, seus pequenos e a todos que cuidaram (e continuam cuidando, né?) de todo esse processo aí, que sabemos que não é fácil. Nós daqui de Brasília realmente só temos a agradecer... e pedir a Deus que possamos seguir em frente jamais nos esquecendo dos exemplos que tivemos em nossas vidas.

    Obrigada minha mãe,Tia Mana, Tia Lêda & Cunha e Tio Paulo por serem quem são e foram em nossas vidas! Não seríamos quem somos sem vcs!
    Com todo amor,
    Lilian

    ResponderExcluir